NOTÍCIAS
CONTATO

Manejo

Toda a equipe do Haras Lagoa Dourada respeita o bem-estar dos animais e busca oferecer as melhores condições nutricionais, sanitárias, de instalação e forma de manejo direto na criação de cada equídeo. 

Asininos

As matrizes são mantidas em grupos, em pastos que possibilitem boas condições alimentares e sanitárias. Próximas ao parto, elas são alojadas em casinhas coletivas e semiabertas que garantem, ao mesmo tempo, acesso direto a uma área de pastejo, proteção e abrigo aos animais. 

Os filhotes são mantidos com as mães até a idade de desmame quando, então, são formados pequenos grupos de animais com idades aproximadas que são encaminhados a outras casinhas coletivas. 

Quando reprodutores, são alojados em casinhas individuais semiabertas, cada uma dando acesso a dois piquetes que são utilizados alternadamente. Dessa forma, todos têm a opção de ficar em um ambiente aberto para pastejo, com possibilidade de se exercitar e que os abriguem de chuva, frio e sol. 

Muares

Todos os muares comercializados são nascidos e criados aqui, filhos de jumentos do próprio Haras. Ao desmame, os muares são separados em dois grupos: um de animais que serão vendidos nesta idade e outro de animais que serão domados e vendidos prontos quando atingirem a idade próxima de quatro anos e meio. Essa escolha e separação não se dá apenas pelo animal em si, mas também pela sua genética. 

Os animais reservados para serem domados são cabresteados e soltos para retornarem à fazenda aos dois anos e seis meses. Nesta idade é feito o início da doma e, novamente, os animais são soltos. Eles retornam à fazenda por volta dos três anos e meio para que seja a feita a finalização da doma, sendo esta sempre baseada na aproximação e no trabalho sem violência e desenvolvendo o vínculo e a confiança animal-cavaleiro.